domingo, 7 de abril de 2013

Ética na Podologia

Ética é o conjunto de praticas morais de uma determinada sociedade. É uma reflexão teórica que analisa os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.
Ética em grego = ethos que significa "modo de ser".
Ética profissional, refere-se a atitudes, regras e ações humanas no campo profissional, é pela profissão que o individuo se destaca e se realiza, provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligencia. Em todas as profissões a ética esta presente.
Na Podologia não é diferente, se muitos exercem a mesma profissão é preciso que ocorra uma disciplina de conduta, ou seja, um código de ética, uma ordem nas classes profissionais a fim de se eliminar conflitos e evitar que se macule (manche) o bom nome e o conceito social de uma categoria profissional.
Para que um código de ética seja organizado deve apoiar-se nas virtudes a serem respeitadas e exigidas no exercício da profissão. As virtudes básicas são;  
Justiça - Prudência - Força , são comuns a todos os códigos.
Os órgãos de fiscalização assumem um papel de garantia sobre a qualidade dos serviços prestados e da conduta humana dos profissionais, os órgãos encarregados de zelar pelo cumprimento da ética profissional são: colégios, federações e associações profissionais.

podocristina@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário